Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ex-Presidente ivoiriense, Henri Konan Bédié faleceu na noite desta terça-feira, aos 89 anos, num hospital privado de Abidjan, na sequência de um mal-estar, anunciou a sua formação política, o Partido Democrático da Costa do Marfim ( PDCI).
A direção do Partido Democrático da Côte d´Ivoire (PDCI) "está profundamente triste por informar os militantes do partido, o povo ivoiriense e de todo o mundo, sobre a morte repentina de Henri Konan Bédié, ex-Presidente da República da Côte d'Ivoire", disse o partido num comunicado.
"Nestas horas de grande tristeza, nós nos curvamos em respeito à memória deste Grande Estadista, que não poupou sacrifícios pela paz na Côte d´Ivoire", disse o partido.
"Morte aos 89 anos de Henri Konan Bédié, ex-Presidente ivoiriense (1993-1999) e presidente do PDCI neste dia 1 de agosto de 2023 em Abidjan", anunciou a televisão pública da Côte d´Ivoire.
O Bédié foi embaixador nos Estados Unidos na década de 1960, então Ministro da Economia e Finanças de Félix Houphouët-Boigny.
Foi presidente da Assembleia Nacional, depois Presidente da Côte d´Ivoire de 1993 a 1999, antes de ser deposto pelo general Robert Guéï em 1999.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR 02agosto 2023