Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O ex-primeiro-ministro e também ex-Presidente da República das ilhas Maurícias, Anerood Jugnauth, morreu quinta-feira à noite, aos 91 anos de idade, após alguns dias de hospitalização, soube a PANA de uma fonte oficial.
Pai do atual primeiro-ministro, Pravind Jugnauth, e também chamado de "pai do milagre económico das ilhas Maurícias", Anerood entrou na política no início dos anos 1980, sob a bandeira de um novo partido de esquerda, o Movimento Militante das Maurícias (MMM), vencedor das eleições gerais de 1982 sob a sua liderança.
Permaneceu no poder por 13 anos consecutivos, mas sob a bandeira de seu próprio partido, o Movimento Socialista das Maurícias (MSM), que criou em 1983, após a cissão do MMM, menos de dois anos depois de ter tomado o poder.
O ex-primeiro-ministro também foi o Presidente da República das Maurícias, de 2003 a 2012.
Reeleito como primeiro-ministro, depois das eleições de 2014, ele cedeu o cargo a seu filho, Pravind Jugnauth, antes de se retirar da política ativa.
O Governo maurício declarou dois dias de luto nacional, ou seja, da sexta-feira última a este sábado.
O funeral de Anerood está marcado para este sábado no jardim botânico Pamplemousses, no norte da ilha, onde o seu corpo será incinerado.
-0- PANA NA/JSG/MAR/DD 04junho2021