Conacri, Guiné (PANA) - O ex-ministro guineense do Urbanismo, Habitação, e, depois, do Turismo, Louceny Canara, morreu no fim de semana em detenção, em Conakry, soube a PANA de fonte familiar.
Detido desde abril último por decisão do Tribunal de Repressão às Infrações Económicas e Financeiras (CRIEF), por desvio de fundos públicos, branqueamento de capitais e corrupção, Louceny Camara morreu snaábado último à noite, vítima de um acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo a mesma fonte.
O também ex-deputado da Coligação do Povo da Guiné (RPG Arco-íris, ex-partido no poder) faleceu no Centro Hospitalar da Universidade Ignace Deen (CHU), onde estava internado por cuidados médicos, depois de evacuado de prisão.
O homem de 60 anos, que também liderou a Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), terá solicitado a evacuação médica para o exterior, do país mas o seu pedido foi negado.
Vários outros ex-dignitários do RPG Arcos Íris estão detidos pelos mesmos motivos, por ordem deste novo tribunal, criado um dia depois da tomada do poder por golpe de Estado militar a 5 de setembro contra o então Presidente da Guiné, Alpha Condé.
Entre outros, trata-se do ex-presidente da Assembleia Nacional, Amadou Damaro Camara, do último primeiro-ministro do Governo deposto, Ibrahima Kassory Fofana.
-0- PANA AC/IS/MAR/DD 21agosto2022