Agência Panafricana de Notícias

Morreu em Marrocos diva da música mauritana Dimi Mint Sidaty Ould Abba

Rabat, Marrocos (PANA) - A grande cantora mauritana Dimi Mint Sidaty Ould Abba morreu sábado num hospital de Rabat, em Marrocos, onde ela ficou internada após um acidente cerebral, soube-se de fonte oficial.

Nascida em dezembro de 1958 em Tidjikja, na região do Tagant (centro da Mauritânia) numa família de descendência dos griots Iggawin, Dimi Mint Abba é filha de Sidaty Ould Abba, cantor reputado e autor do hino nacional mauritano.

Dimi Abba é herdeira duma tradição familiar excecional em que a sua mãe, Mounina Mint Eida, foi uma instrumentista de Ardin emérita. Desde a idade dos 10 anos, Dimi iniciou-se na arte subtil desta harpa moura cuja prática é reservada às mulheres.

O seu pai Sidaty Ould Abba é não só descendente duma família de Iggawin histórica (a mais antiga e mais reputada) mas é igualmente um monumento da cultura nacional.

Muito jovem, Dimi Mint Abba impõe-se pelos seus talentos de instrumentista, de interpretação e sobretudo pela sua voz excecional (que alguns comparam hoje a Nusrat Fateh Ali Khan). Aos 18 anos de idade, ela venceu o primeiro prémio do Concurso da Rádio Mauritânia.

Alcunhada de "Diva do Deserto", Dimi Abba goza duma tal popularidade na Mauritânia que ela é as vezes qualificada de legenda viva a tal ponto que a beleza da sua canção conseguiu ultrapassar as turbulências étnicas e reconciliar gerações.

-0- PANA HBK/TBM/MAR/IZ 04junho2011