Harare, Zimbabwe (PANA) - A deputada zimbabweana, Vimbai Tsvangirai Java, filha do antigo primeiro-ministro e ícone da oposição, o defunto Morgan Tsvangirai, morreu, segunda-feira, das suas lesões sofridas durante um acidente de viação, em maio último, soube a PANA de fonte segura em Harare.
A 13 de maio último, Vimbai e dois militantes do MDC vinham de Bulawayo, e sofreram um grave acidente de viação na estrada.
Tsvangirai-Java viajava com o seu diretor de campanha, Paul Rukanda, e Tafadzwa Mhundwa, um membro da sua família, igualmente ativo no partido.
Rukanda e Mhunduwa morreram imediatamente enquanto Vimbai sofreu graves lesões. Lutou pela vida mas acabou por morrer segunda-feira.
"É com o coração pesado que anunciamos a triste morte da deputada Glen View South e secretária da Assembleia das Mulheres, a ilustre Vimbai Tsangirai Java”, indicou o MDC, no seu site.
A morte de Tsvangirai-Java acontece depois da sua recente eleição, na sua ausência, como secretária-geral da Assembleia das Mulheres do MDC, durante o V congresso do MDC decorrido em Gweru.
Tsvangirai-Java era considerada como uma das figuras políticas emergentes não só no seio do MDC, mas igualmente no Zimbabwe.
-0- PANA TZ/AR/AKA/IS/MAR/DD 10junho2019