Morreu célebre advogado sul-africano de covid-19
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um célebre advogado sul-africano, Kemp J Kemp, morreu de complicações causadas pela covid-19 (cornavírus), soube a PANA de fonte oficial.
A Associação dos Advogados de KwaZulu-Natal confirmou a morte de Kemp, que tinha sido internado num hospital em Durban (sudeste), há algumas semanas, onde parecia recuperado, segundo a mesma fonte.
Kemp, que cresceu na cidade do Cabo (sudoeste), formou-se em direito na Universidade de Port Elizabeth (África do Sul) e fez um doutoramento no mesmo ramo.
Ele foi o defensor do ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, durante um histórico processo judicia, por "violação sexual).
Nessa ocasião, foi apreciada a abordagem do Kemp, que levou a um colapso acusações contra o seu cliente, apesar de este último ter admitido ter tido relações sexuais com a queixosa, sabendo que a mesma era portadora do VIH/Sida.
A defesa do Zuma voltou à carga~, apresentando elementos sobre o passado sexual da jovem para demonstrar que o ato sexual em causa foi consensual.
O julgamento suscitou uma polémica depois de Zuma, que no momento dos factos, presidia ao Conselho Nacional da Sida, ter confessado não ter usado preservativo.
A sua absolvição permitiu-lhe aceder à magistratura suprema.
A sua acusadora, Fezekile Kuzwayo, morreu em exílio.
-0- PANA CU/AR/NFB/IS/MAR/DD 27janeiro2021