Bamako, Mali (PANA) - A famosa atora maliana Maimouna Hélène Diarra morreu quinta-feira em Bamako aos 66 anos de idade, na sequência de uma doença, anunciou no fim de semana Ministério maliano da Cultura num comunicado.
Saída do Instituto Nacional Pedagógico, Maimouna ingressou depois no Instituto Nacional de Artes (INA) para aprender teatro. Licenciou-se em 1981.
Ex-atleta, capitã da equipa San, e ex-jogadora internacional de basquetebol, ela começou a trabalhar para a rádio ORTM, em 1990, onde foi apresentadora de programa, entre outras funções.
Uma atora talentosa, Maimouna Hélène Diarra esteve em vários filmes, particularmente Finye, do cineasta maliano Souleymane Cissé, Gnamato, Guimba, le tyran, de Cheich Oumar Sissoko, La Gènese e Rapt à Bamako.
Foram realizações que lhe valeram um prémio vitalício para toda a sua carreira no 25º Festival Pan-Africano de Cinema e da Televisão de Ouagadougou (FESPACO) em 2017.
Maimouna Hélène Diarra recebeu várias medalhas nacionais, nomeadamente do Mérito nacional, Cavaleiro da Ordem Nacional e Oficial da Ordem Nacional.
As exéquias da artista ocorreram na sexta-feira no seu bairro em Hamdallaye, em Bamako.
-0-PANA GT/JSG/SOC/DIM/IZ 12junho2021