Morreu antigo árbitro internacional de futebol senegalês Badara Mamaya Sène
Dakar, Senegal (PANA) - Badara Mamaya Sène, ex-árbitro internacional senegalês de tutebol e ex-prefeito da cidade de Rufisque, morreu segunda-feira.
Foi o primeiro senegalês a liderar uma final do Campeonato de África das Nações, em 1992, em Dakar (Côte d’Ivoire – Ghana : 0 – 0 e 11 penalidades contra 10), tendo atraído muitas vocações como Falla Ndoye, Badara Diatta ou Malang Diédhiou.
Durante muito tempo presidente da Comissão Central de Arbitragem (CCA) da Federação Senegalesa de Futebol (FSF), Badara Mamaya Sène passou o testemunho ao seu amigo Amadou François Guèye "Franky", também falecido há algumas semanas.
Um antigo membro da Comissão de Arbitragem da CAF, Mamaya, como era conhecido, era muito famoso em África, nomeadamente pelas suas estreitas relações com o Camaronês Issa Hayatou, ex-presidente da Confederação Africana de Futebol.
Homem de convicção e paixão, Badara Mamaya Séne foi igualmente presidente da Câmara Municipal de Rufisque (oeste de Dakar) de 2009 a 2014. Até à sua morte, foi membro do Conselho Superior de Autoridades Locais do Senegal (HCCT).
Fiel na amizade e de grande generosidade, ele soube defender com unhas e dentes os seus interesses e os dos seus amigos e aliados.
Foi enterrado esta segunda-feira à tarde, em Rufisque, diante de uma grande multidão de amigos, conhecidos e parentes.
Foi-lhe prestada uma homenagem unânime, nomeadamente pelo Presidente da Federação Senegalesa de Futebo lde (FSF), Augustin Senghor, para que o defunto "conseguiu elevar o nível de arbitragem senegalês como nenhum outro e, à certa altura, graças a ele, a nossa arbitragem ultrapassou todos os outros segmentos do nosso futebol".
-0- PANA BKN/BEH/DIM/IZ 22junho2020