Agência Panafricana de Notícias

Morreu Tunisino Taoufik Boughedir, jornalista e homem de cultura

Túnis- Tunísia (PANA) -- Um jornalista tunisino e célebre crítico de arte, Taoufik Boughedir, faleceu sábado em Túnis aos 83 anos de idade.
Actor incansável da paisagem literária e artística, Boughedir foi, desde 1930, um dos fundadores e colaboradores de numerosos jornais árabes de referência até hoje.
Paralelamente, ele contribuiu para o lançamento da Rádio Nacional Tunisina de que era um dos primeiros dramaturgos.
Autores de várias obras dramáticas sociais e históricas para a Televisão Tunisina, ele prosseguiu com a sua produção literária até aos últimos anos da sua vida.
Apaixonado pelo jornalismo, ele faz uma longa passagem pelo diário Al Amal e pela Agência Tunis África Imprensa (TAP) de que foi editor chefe.
Taoufi Boughedir excelia igualmente na crítica de arte e no teatro que inspiraram seu filho, o cineasta Férid Boughedir, que, por sua vez, se tournou célebre com seus filmes bem sucedidos não só na Tunísia mas também na Europa, nomeadamente no festival de Cannes.
Titulares de várias condecorações, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Cultural que lhe foi entregue em Novembro passado pelo director das Jornadas Teatrais de Cartago (JTC), Mohamed Driss, por ocasião do centenário do teatro tunisino.