Morreu Presidente Béji Caïd Essebsi da Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Beji Caïd Essebsi, de 93 anos de idade, faleceu esta quinta-feira de manhã no Hospital Militar de Túnis, para onde ele havia sido evacuado de novo, um dia antes, na sequência dum mal-estar, anuncia um comunicado da Presidência da República.
"O Presidente faleceu esta quinta-feira às 10 horas e 15 minutos", confirmou à PANA a assessora de imprensa da Presidência, Aïda Klibi.
A cadeia de televisão pública, "Wataniya", e rádios suspenderam seus programas para difundir progressivamente divisões do Alcorão.
O finado Presidente deu entrada neste estabelecimento hospitalar por três vezes nas últimas semanas, devido a mal-estar grave.
A sua última aparição pública remonta a 22 de julho corrente, quando recebia em audiência o ministro da Defesa, Abdelkrim Zbidi.
O vídeo difundido nessa ocasião pela Presidência mostrava-o num estado de muita fraqueza.
A Constituição tunisina prevê que, neste caso de vacatura definitiva do poder, o presidente da Assembleia dos Representantes do Povo (Parlamento) assume interinamente Presidência da República durante um período de 45 dias, no mínimo, ou de 90 dias, no máximo.
No termo deste prazo, eleições antecipadas devem ser organizadas, segundo a Constituição.
Porém, a maior preocupação é que apenas o Tribunal Constitucional, segundo as disposições da lei fundamental, está habilitado a constatar esta vacatura.
Ainda por cima, esta instituição ainda não foi instalada, devido a divergências entre blocos parlamentares sobre a indicação de candidatos.
-0- PANA BB/JSG/FK/DD 25julho2019