Agência Panafricana de Notícias

Morreu Prémio Nobel da Paz de 2004 Wangari Maathai

Nairobi, Quénia (PANA) - A renomada ativista ambiental queniana Wangari Maathai, Prémio Nobel da Paz de 2004, morreu domingo após uma longa batalha contra o cancro, anunciou num comunicado o seu Movimento da Cintura Verde.

Segundo o comunicado, a docente universitária Maathai morreu rodeada dos seus próximos num hospital de Nairobi, "após uma batalha dura e longa contra o cancro".

"Este desaparecimento da professora Maathai é prematuro e é uma grande perda para os que a conheciam, enquanto mãe, parente, colaboradora, colega, modelo e heroína; ou que admiravam a sua determinação a tornar este mundo mais pacífico, são e melhor", indica a nota.

Maathai lançou o Movimento da Cintura Verde em 1977, trabalhando com as mulheres para melhorar as suas condições de vida pelo aumento do seu acesso a recursos como a lenha e a água potável.

Ela tornou-se numa militante de primeiro plano duma melhor gestão dos recursos naturais bem como do desenvolvimento sustentável, da igualdade e da justiça.

Em 2004, ela foi a primeira Africana a vencer o Prémio Nobel da Paz pelo seu engajamento a favor da proteção da natureza, dos direitos das mulheres e dum Governo transparente.

A professora Maathai foi igualmente deputada e ministra durante a sua carreira.

-0- PANA AO/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 26set2011