Morreu Nancoman Keita, ex-ministro maliano do Ambiente
Bamako, Mali (PANA) - O Um ex-ministro maliano do Ambiente e Saneamento e segundo vice-presidente da Reunião para o Mali (RPM), Nancoman Keïta, morreu segunda-feira em Bamako aos 76 anos de idade, soube a PANA junto da sua família.
Nascido em Naréna, no Mandé, a cerca de 60 quilómetros de Bamako, Nancoma Kéita foi primeiro militante no seio da Aliança para a Democracia no Mali - Partido Africano para a Solidariedade e Justiça (ADEMA), partido no poder de 1992 a 2002, antes de fundar o RPM com outros camaradas, como o ex-Presidente Ibrahim Boubacar Keïta, falecido a 16 de janeiro último.
Engenheiro civil, responsável do primeiro plano do RPM, um executivo honesto, rigoroso e trabalhador, Nancoman Keïta foi nomeado ministro do Ambiente e Saneamento a 2 de maio de 2004 no Governo de Ousmane Issoufi Maïga, sob o regime do então chefe do Estado Amadou Toumani Touré, falecido a 10 de novembro de 2020.
Conhecido pela sua franqueza, demitiu-se do Governo a 3 de maio de 2007, quando o seu partido mudou para a oposição.
Após a eleição do Presidente Ibrahim Boubacar Keïta para a magistratura suprema em 2013, e da qual foi um dos artisões, Nancoman Keïta foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Sociedade Maliana do Património da Água Potável (SOMAPEP, sigla em francês) em junho de 2016, funções exercidas durante mais de quatro anos.
O funeral do ex-ministro do Ambiente e Saneamento, que já foi igualmente Presidente do Consekho de Administração do Escritório do Níger, uma vasta área hidro-agrícola no centro do Mali, ocorreu terça-feira em Bamako.
-0- PANA GT/JSG/SOC/DIM/DD 01fev2022