Morreu Abdoulaye Moreau, antigo presidente da Federação senegalesa e da FIBA Mundo
Dakar, Senegal (PANA) - Abdoulaye Sèye Moreau, antigo presidente da Federação Senegalesa de Basquetebol (FSBB), do Comité Nacional Olímpico e Desportivo Senegalês (CNOSS), da AFABA (atual FIBA África) e da FIBA Mundo, faleceu domingo de manhã aos 91 anos de idade.
Antigo jogador do Foyer France Sénégal, Sèye Moreau foi membro fundador do Dakar université club (DUC), árbitro internacional e presidente da FSBB (1974-1983), antes presidir à AFABA, atual FIBA África (1993-1998).
Foi também vice-presidente (1994-1998) e depois presidente da FIBA Mundo (1998-2002). Em 2020, ele integrou a Fiba Hall of Fame que homenageia as maiores figuras e estrelas do basquetebol mundial.
Abdoulaye Sèye Moreau também dirigiu o CNOSS de 2002 a 2006, posto em que ele sucedeu a Lamine Diack.
Descrito como homem de grande cortesia e contacto fácil, foi durante muito tempo diretor-geral do Banco Nacional de Desenvolvimento do Senegal (BNDS).
Muito disponível e generoso face à imprensa, ele foi condecorado em 2018 pela Associação Nacional da Imprensa Desportiva do Senegal (ANPS), durante a gala anual realizada no Teatro Nacional Daniel Sorano de Dakar.
Nessa ocasião, ele proferiu uma mensagem que continua presente na mente das pessoas, quando lembrou aos jovens que eles "devem respeitar as leis e os regulamentos do país e do desporto”.
Segundo ele, “hoje, nós perdemos todas as nossas referências (...)” e apelou aos desportistas de todos os horizontes para “nunca esquecer que uma vitória nunca é definitiva e sempre ser humildes na vitória e dignos na derrota”.
O ministro dos Desportos, Matar Bâ, numa mensagem de compaixão e homenagem, saudou “um dos líderes do movimento desportivo e olímpico mais respeitados e mais ouvidos”.
-0- PANA BKM/TBM/FK/IZ 29junho2020