Agência Panafricana de Notícias

Morgan Tsvangirai informa UE sobre situação no Zimbabwe

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, informou quinta-feira em Bruxelas, capital da Bélgica, os mais altos responsáveis da União Europeia (UE) sobre a evolução da situação política e económica no seu país.
Durante uma conferência de imprensa, no termo da reunião, o chefe do Governo de Harare declarou-se satisfeito com os engajamentos financeiros assumidos pelos responsáveis europeus a favor do seu país.
O comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, afirmou que a União Europeia decidiu conceder um apoio orçamental de 30 milhões de euros ao Governo de Morgan Tsvangirai, bem como uma ajuda humanitária de oito milhões de euros e uma ajuda alimentar de nove milhões de euros.
Por seu turno, o alto representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Javier Solana, anunciou a abertura do diálogo político com o Zimbabwe a título do Artigo 8 do Acordo de Cotonou, visando a normalização das relações entre as duas partes.
No termo do diálogo político, será elaborado um programa que definirá os engajamentos recíprocos das duas partes e que deverão conduzir progressivamente à normalização "total e plena" das relações entre a União Europeia e o Zimbabwe.
Em 2001, a União Europeia decretou sanções que visam 98 dirigentes zimbabweanos, incluindo o Presidente Robert Mugabe e a sua esposa.
que estão proibidos de estada na Europa.
Estas medidas foram tomadas depois da política de reforma agrária acelerada lançada pelo Presidente Robert Mugabe, em virtude da qual os agricultores brancos são despojados das suas explorações agrícolas.