Agência Panafricana de Notícias

Moody's baixa nota da África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - As lutas internas no seio do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder, e a incerteza em volta do futuro económico do país levaram a agência de notação Moody's Investor Service a reduzir as suas perspetivas sobre a dívida da África do Sul, locomotiva da economia africana.

A agência baixou quarta-feira a notação da África do Sul de estável para negativa, considerando que os conflitos salariais e políticos cada vez mais numerosos ameaçam a economia e as finanças do Governo.

A Moody's julga que a incerteza política corre o risco de se exacerbar durante os próximos dois anos e que a dívida do país poderá ser desclassificada se o Governo não conseguir a acalmar as tensões sociais crescentes.

"O compromisso político de reduzir os défices orçamentais e a capacidade a controlar a dívida pública poderão ser prejudicados pelas pressões do público e pelas tensões internas crescentes", explica o grupo num comunicado.

A Moody's indica que a ameaça que representa a ala jovem do ANC - liderada pelo provocador Julius Malema - é nociva às perspetivas económicas sul-africanas.

O rand sul-africano baixou 2,5 porcento em relação ao dólar americanos imediatamente após este anúncio, enquanto a Bolsa de Joanesburgo registou um decréscimo de 2 porcento, o seu maior recuo desde o mês de outubro.

No entanto, o Tesouro alega que a Moody's "exagerou" as suas preocupações sobre o risco político na África do Sul.

O seu porta-voz, Bulelwa Boqwana, indicou que o Governo sempre manteve uma política fiscal responsável.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/TON 10nov2011