Agência Panafricana de Notícias

Moncef Marzouki eleito Presidente da Tunísia

Cidade de Bardo, Tunísia (PANA) – A Assembleia Nacional Constituinte da Tunísia elegeu esta segunda-feira Moncef Marzouki, de 66 anos de idade, ao posto de Presidente da República com uma maioria de 153 em 217 votos.

Ele era candidato da coligação tripartida formada na sequência das eleições da Assembleia Nacional Constituinte, a 23 de outubro último, pelo partido do Movimento Ennahdha (89 assentos), pelo Congresso Para a República (CPR), com 29 assentos, e pela Ettakattol (20 assentos).

Professor de medicina e opositor histórico do deposto regime de Zine el Abidine Ben Ali, Marzouki é o presidente do CPR desde 25 de julho de 2001.

Escritor bilingue, ele publicou 16 livros em árabe e quatro em francês sobre medicina comunitária, ética, direitos humanos e democratização nos países árabo-muçulmanos.

Em 2001, ele criou o Congresso Para a República (CPR), partido não reconhecido pelo deposto regime, mas legalizado na sequência da revolução de 14 de janeiro último.

Markouzi regressou dum exílio de 10 anos em França a 18 de janeiro último e anunciou logo a sua candidatura à Presidência da República.

-0- PANA FA/AAS/SOC/FK 12 dez2011