Kinshasa, RD Congo (PANA) – O líder da plataforma “Juntos para a Mudança “, Moise Katumbi, apelou segunda-feira, em Lubumbashi (extremo sudeste), à população de Haut-Katanga para aceitar e apoiar o Presidente da República, Felix Antoine Tshisekedi Tshilombo.
Na sua mensagem na praça Moïse Tshombe, em Lubumbashi, Moise Katumbi prometeu trabalhar com as autoridades provinciais em prol da autossuficiência alimentar e contra a importação de farinha.
O líder da plataforma "Juntos para a Mudança" regressou segunda-feira a Lubumbashi, proveniente da África do Sul, após três anos de exílio.
Katumbi, beneficiário da indulta do Presidente Tshisekedi Tshilombo, concedida em março último, aos prisioneiros e exilados politicos, foi acolhido no aeroporto de Loano por seus militantes, entre os quais Gabril Kyungu, um dignitário influente de Haut-Katanga.
Ele foi acompanhado pelos seus fiéis colaboradores, dos quais Olivier Kamitatu, diretor de gabinete e porta-voz do líder de "Juntos para a Mudança", Francis Kalombo, ex-chefe da Liga dos Jovens do PPRD, o partido de Joseph Kabila, que tomou o caminho do exílio ao mesmo tempo que Katumbi, em 2015.
Passou, em 2015, para a oposição e deixou a República Democrática do Congo (RDC) em maio de 2016 por razões médicas e num contexto de muitos litígios judiciais.
-0- PANA KON/TBM/FK/DD 21maio2019