Tripoli, Líbia (PANA) - O Fórum de Diálogo Político líbio elegeu sexta-feira à noite, em Genebra, Suíça, Mohamed Younes al-Manfi como o novo presidente do Conselho Presidencial líbio, dando assim à Líbia uma nova autoridade executiva unificada para supervisionar a transição até às eleições gerais de 24 de dezembro próximo.
A lista 3 liderada por al-Manfi inclui Musa al-Kouni e Abdullah al-Lafi, como membros do Conselho Presidencial, e Abdelhamid Dbeibah como primeiro-ministro.
Esta lista ficou à frente da lista 4 liderada por Aguila Saleh e que incluiu Fathi Bachagha como primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional, de acordo com um anúncio da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
A lista vencedora, que conduzirá o país às eleições de 24 de dezembro de 2021, recebeu 39 votos válidos emitidos por 75 membros do Fórum do Diálogo Político, enquanto se aguarda a formação do governo que irá supervisionar a organização destas eleições.
A eleição desta nova autoridade executiva unificada temporária representa um passo importante para a resolução da crise líbia, numa altura em que a Comissão Militar Mista está atualmente reunida em Sirtes (centro), para implementar os termos do acordo de cessar-fogo assinado a 23 de outubro, em Genebra, nomeadamente a partida das forças estrangeiras.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 07fev2021