Agência Panafricana de Notícias

Mohamed Saila Sokona nomeado presidente da Comissão Diálogo e Reconciliação no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano interino, Dioncounda Traoré, nomeou sábado Mohamed Salia Sokona, ex-ministro e ex-embaixador do Mali em França, para o cargo de presidente da Comissão Diálogo e Reconciliação (CDR) criada a 6 de março último, soube a PANA de fonte oficial.

O Presidente maliano nomeou igualmente para o cargo de primeiro vice-presidente da CDR, Traoré Oumou Traoré, presidente da Coordenação das Associações Femininas (CAFO) do Mali, e Mety Ag Mohamed Rhissa, quadro da Alfândega maliana, para o cargo de segundo vice-presidente da mesma estrutura.

Criada a 6 de março último a pedido de várias organizações da sociedade civil, dos partidos políticos e da comunidade internacional, a CDR tem por missão a instauração duma paz duradoura no Mali através dum diálogo interrétnico.

A CDR, cujos trinta outros membros serão nomeados nos proximos dias, deverá recensear todas as partes abrangidas pelo diálogo entre diferentes componentes da sociedade maliana.

A ideia de criação da CDR nasceu da ocupação do norte do Mali por rebeldes independentistas tuaregues e por grupos armados islamitas, determinados a aplicar a "charia" (lei islâmica) no país.

Hoje, o Exército maliano, apoiada pelas forças francesas da operação Serval e pelas forças armadas africanas, trava uma batalha contra os "jihadistas" (islamitas) que desembocou na libertação das três regiões do norte, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal, enquanto operações de limpeza continuam para proteger as zonas onde ainda persistem bolços de resistência.

-0- PANA GT/SSB/MAR/DD 31março2013