Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Assembleia Nacional destituiu o Governo de Ilunga Ilunkamba, na sequência de uma moção de censura contra a sua equipa, apresentada sexta-feira última e aprovada por 301 deputadores, soube a PANA de fonte oficial.
Dos 382 deputados, que participaram no plenário, 367 votaram a favor da moção, sete contra e dois abstiveram-se e um nulo, segundo a mesma fonte.
O presidente do gabinete provisório declarou, no final da votação, que o Governo é considerado demissionário e que o primeiro-ministro deve consequentemente entregar a demissão do seu Governo num prazo de 24 horas.
Esta votação ocorreu na ausência do primeiro-ministro, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, que declinou o convite, avançando que só o gabinete definitivo dotado destes poderes pode empreender tal media.
Numa correspondência enviada ao Gabinete de Idade da Câmara dos Deputados, Ilunga Ilunkamba afirmou que “a famosa moção de censura é apenas uma manobra política sem base fatual e contrária a exigências do Estado de direito.”
“Estou à disposição do gabinete definitivo”, disse o primeiro-ministro.
Apelou ao gabinete de idade para organizar, o mais rápido possível, um escrutínio para a eleição do gabinete definitivo, o único, a seu ver, com plenos poderes para empreender qualquer moção de censura contra o Governo.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 28janeiro2021