Agência Panafricana de Notícias

Moçambique fecha loja em Maputo por armazenar produtos fora do prazo

Maputo, Moçambique (PANA) – As autoridades moçambicanas encerraram uma das lojas do grupo KAWENA, na província meridional de Maputo, por alegadamente armazenar produtos fora do prazo.

Segundo a inspetora nacional das Atividades Económicas, Rita Freitas, que apresentou segunda-feira o balanço das atividades realizadas nos últimos 15 dias, trata-se da loja localizada na Avenida das Indústrias, na cidade da Matola.

“Encontrámos problemas sérios na KAWENA. Estamos a trabalhar com eles para vermos o que podemos fazer em relação aos produtos encontrados fora do prazo e deteriorados para evitar que periguem a saúde dos familiares de mineiros”, disse Freitas.

Além da KAWENA, que fornece diversos produtos às famílias de mineiros na África do Sul, a Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE) encerrou igualmente duas fábricas do grupo MAEVA.

Neste último caso, trata-se de uma fábrica de óleo alimentar e outra de sabão, na cidade e província de Maputo, a capital.

Freitas disse haver problemas sérios de higiene e limpeza nos estabelecimentos em questão, principalmente nas áreas de produção e que criam problemas ambientais, para além de anomalias nas licenças.

-0- PANA AIM/IZ 20junho2017