Agência Panafricana de Notícias

Moçambique e Tanzânia inauguram ponte comum

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- A Tanzânia e Moçambique celebraram quarta- feira a abertura da primeira ponte sobre o rio Ruvuma, a fronteira natural entre os dois países, concretizando assim a ideia dos seus Presidentes fundadores, Mwalimu Julius Nyerere e Samora Machel.
Batizada "Ponte da Unidade", esta estrutura de 720 metros de cumprimento que custou cerca de 24 milhões de dólares americanos abre um novo corredor para o transporte entre os países da África Oriental e da África Austral e vai permitir reforçar o desenvolvimento das regiões costeiras de Moçambique e da Tanzânia.
Embora os estudos de concepção tenham sido terminados no início dos anos 1980, a construção da ponte apenas começou em Outubro de 2005 devido a constrangimentos financeiros.
Os trabalhos foram financiados pelos dois Governos e deviam inicialmente terminar em 2008.
Enquanto vizinhos, os Moçambicanos e os Tanzanianos consideram a ponte como uma obra que reforça as suas relações fraternais.
O projecto compreende uma estrada de acesso pavimentada com cinco quilómetros de cada lado da ponte.
O Presidente tanzaniano, Jakaya Mrisho Kikwete, e o seu homólogo moçambicano, Armando Emilion Guebuza, cortaram juntos a fita simbólica numa cerimónia organizada em Mtambaswala, no distrito de Nanyumbu.