Agência Panafricana de Notícias

Moçambique destrói resto de material eleitoral roubado

Maputo, Moçambique (PANA) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique vai destruir todo o material de votação destinado ao distrito de Pebane, na província central moçambicana da Zambézia, devido ao desaparecimento, na semana passada, de 26 caixas contendo boletins de voto para a Assembleia Provincial local.

As 26 caixas, das quais 25 destinadas a Pebane e uma ao distrito de Namacurra, desapareceram dum camião quando o motorista e dois agentes da Polícia encarregados do transporte e segurança do material à cidade de Quelimane decidiram pernoitar no cruzamento de Inchope, em Manica, centro do país, alegadamente sem obedecer às normas preconizadas para o efeito.

Falando em conferência de imprensa segunda-feira, o presidente da CNE, Abdul Carimo, afirmou que o motorista e os dois polícias, já detidos, aperceberam-se de que o camião em causa teria sido assaltado por indivíduos ainda desconhecidos que "subtraíram parte do material que estava em trânsito para a cidade de Quelimane".

Chegado ao armazém do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) em Quelimane, capital provincial da Zambézia, e no ato de conferência do mesmo, os membros da Comissão Provincial de Eleições e do STAE notaram a falta de 25 caixas que se destinavam a Pebane e uma a Namacurra.

Notaram também que o camião chegou ao armazém com o resto do material desprovido do respetivo selo de segurança.

Na sexta-feira passada, os órgãos eleitorais a nível central receberam uma informação dando conta de que as caixas destinadas a Pebane haviam sido vistas em Chimoio, capital provincial da vizinha Manica, no centro-oeste do país.

Os órgãos eleitorais na Zambézia confirmaram o material em falta e os respetivos números, explicando que todo o material de votação já vem endereçado da fábrica, ou seja, o seu destino, os códigos e as respetivas medidas de segurança.

O material problemático não pode ser utilizado em nenhuma circunstância, e serão produzidos novos boletins de voto com outra cor e código para Pebane, explicou o presidente da CNE citado pela agência moçambicana de notícias (AIM).

-0- PANA FF/IZ 07out2014