Agência Panafricana de Notícias

Mobilização para reforço de direito ao acesso à educação e à água na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A União Europeia (UE), a Igreja da Suécia e a Federação Luterana Mundial (FLM) realizaram e reabilitaram entre 2011 e 2013 várias dezenas de infraestruturas para o acesso à educação e à água na Mauritânia, soube a PANA terça-feira durante um seminário de avaliação deste programa.

Cinquenta atores, provenientes do mundo da educação, do setor da água e do movimento associativo, participaram neste seminário de restituição e avaliação do projeto de mobilização dos portadores de deveres e detentores de direitos para uma ação participativa de acesso ao direito à educação e à água".

Graças a uma soma de 600 mil euros, 50 obras para a educação e o acesso à água potável foram realizadas e habilitadas em seis províncias do país, das quais Nouakchott.

Numerosas Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais foram associadas à execução do projeto com vista ao reforço das suas capacidades e uma transfer

Houve igualmente a instalação de organizações comunitárias que permitiram um comportamento mais racional das populações na utilização dos recursos hídricos e na reivindicação pacífica do seu direito de acesso à educação e à água potável, segundo uma declaração feita à PANA pelo diretor dos Programas da FLM, Moussa Gandega.

A taxa de escolarização no ciclo primário na Mauritânia de aproximadamente 100 porcento é julgado geralmente satisfatória mas a realização de infraestruturas escolares continua a ser uma equação num país onde os recursos financeiros estão muito limitados.

A taxa de cobertura de água potável estima-se oficialmente em 50 porcento (sensivelmente idêntica na zona rural e urbana) mas apenas um quarto da população dispõe dum saneamento satisfatório ao passo que o acesso ao serviço da água constitui um desafio prioritário para um país desértico em 80 porcento.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/FK/DD 23jan2014