Agência Panafricana de Notícias

Mobilização contra Boko Haram intensifica-se nos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) - As autoridades da região do sul dos Camarões expressaram o seu apoio ao Presidente camaronês, Paul Biya, e ao Exército nacional no combate à seita islamita Boko Haram no norte da Nigéria.

Num comunicado divulgado segunda-feira, elas apelaram, como uma moção de apoio, aos filhos e filhas da região do sul a reconhecerem nomeadamente a dedicação do Presidente Paul Biya aos ideais de paz, concórdia e unidade nacional.

Sob a liderança do ministro-diretor de gabinete civil do Presidente da República, Belinga Eboutou, ministros, diretores-gerais, diretores da administração central, deputados e senadores cidadãos do sul, região de origem de Paul Biya, se comprometeram sem condição a acompanhar, dando o seu apoio, todas as ações de luta contra a Boko Haram.

Esta moção de apoio acontece depois de reuniões de concertação das autoridades do norte, sexta-feira e sábado últimos em Maroua e em Garoua, sob a liderança respetivamente do presidente da Assembleia Nacional, Kavaye Yéguié, e do vice-presidente do Senado, Aboubakary Abdoulaye.

Um outro fator de dinâmica no mesmo sentido é a mobilização das forças vivas do oeste durante o mesmo período sob a égide do presidente do Senado, Marcel Nyiat.

-0- PANA EB/TBM/SOC/MAR/DD 03junho2014