Trípoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) saudou a recente libertação de dezenas de detidos pelo comando das Forças Armadas Árabes da Líbia (LNA, sigla em inglês), soube a PANA de fonte oficial.
As LNA justificam está medida pelo seu compromisso declarado para novas libertações durante o Ramadão, mês de jejum dos muçulmanos.
"Já que o mês sagrado chega ao fim, a Missão apela a todas as partes para libertarem os detidos arbitrariamente, antes do Eid al Fitr (festa de fim do Ramadao)", disse um comunicado emitido sexta-feira pela MANUL.
No documento, a MANUL reafirmou que "a libertação de prisioneiros é uma medida de confiança vital que contribuirá amplamente para promover um processo de reconciliação nacional favorável ao Estado de Direito e aos direitos humanos, fundamentos necessários à paz e à estabilidade na Líbia."
O cessar-fogo, assinado a 23 de outubro sob os auspiciosos das Nações Unidas em Genebra (Suíça), estipula, entre outras coisas, a abertura de estradas, a retomada de voos aéreos entre cidades, o fim de discursos de violência e da incitação ao ódio na imprensa.
Do leque constam ainda medidas de restabelecimento da confiança por meio da soltura de detidos de ambos os lados e da retirada de combatentes e mercenários estrangeiros do país.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 07maio2021