Missão médica chinesa no Mali por 18 meses
Bamako, Mali (PANA) – Uma 27ª missão médica chinesa já está no Mali , onde intervém, há alguns dias, num hospital situado na margem direita do rio Níger, em Bamako, soube a PANA segunda-feira, de fonte sanitária.
Chegada a 3 de outubro último ao país para 18 meses, a Missão integra 23 pessoas sendo 20 médicos e três enfermeiras, todos altamente qualificados, para dar o seu contributo no tratamento de algumas patologias.
Durante os 18 meses, a equipa médica chinesa contribuirá ainda para o reforço das capacidades de tratamento dos doentes e a melhoria da qualidade de vida das populações.
Ela oferecerá tratamentos em traumatologia, ginecologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia (ORL), uma especialidade para doenças da boca, garganta e ouvido, bem como anestesia, medicina interna, gastroenterologia, acupuntura, oftalmologia, radiologia, ecografia, laboratório e farmácia.
Apesar da pandemia do coronavírus (covid-19), os médicos chineses examinam vários pacientes, respeitando estritamente as regras de higiene e proteção individual, no quadro da complementaridade com os seus colegas malianos para quem eles transferir competências e tecnologias.
O chefe da missão médica chinesa, Zhu Danjie, garantiu que a sua equipa colocará o seu conhecimento ao serviço do povo maliano em geral, e de doentes em particular, a fim de contribuir para a consolidação dos laços de amizade entre o Mali e a China.
Esta missão inscreve-se no Protocolo de Acordo relativo ao envio da missão médica chinesa ao Mali de 24 de maio de 2017, assinado entre os Governos chinês e maliano, em função das necessidades reais do Hospital do Mali.
Todas as missões médicas chinesas a trabalhar, no Mali, provêm da província de Zhejiang desde as primeiras horas desta cooperação médica.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 01dez2020