Agência Panafricana de Notícias

Missão humanitária de alto nível esperada na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Uma missão de parceria humanitária de alto nível que integra os representantes de várias organizações visita de 2 a 6 de fevereiro corrente a Mauritânia, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) em Nouakchott.

Esta delegação integra a Organização da Cooperação Islâmica (OCI), a Liga dos Estados Árabes (LAS) e representantes dos países-membros dos Emirados Árabes Unidos, do Kuwait, do Qatar, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e dos Serviços de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (ECHO).

Fazem ainda parte da delegação representantes da presidência da Caridade Internacional Islâmica para a Gestão de Desastres e Emergência (Turquia), da Direct Aid, da Qatar Charity, da Fundação RAF Qatar e da Sociedade do Crescente Vermelho dos Emirados Árabes Unidos e do Qatar.

Após Nouakchott, a capital, a missão vai deslocar-se às províncias de Brakna e de Gorgol, no sul do país, para uma visita de campo com vista a encontrar-se com as comunidades.

O objetivo da missão humanitária é avaliar no local as necessidades prioritárias face a uma crise aguda e multiforme relativamente à necessidade de tratamento e à prevenção da desnutrição através de intervenções multissetoriais que visam os focos de vulnerabilidade.

Em julho de 2013, sete províncias «atingiram níveis de desnutrição aguda global superior à linha de emergência de 15 porcento », um fenómeno que afeta « 125 mil e 300 crianças de seis a 59 meses, das quais 30 mil 750 casos severos.

O número de pessoas afetadas pela insegurança alimentar estima-se em 802 mil em todo o território nacional, ou seja, um quarto da população do país.

Esta situação deveu-se, entre outros, às secas recorrentes e à má repartição das chuvas.

-0- PANA SAS/AAS/FK/IZ 02jan2014