Agência Panafricana de Notícias

Missão híbrida insta duas comunidades em conflito em Darfur a privilegiar diálogo

Cartum, Sudão (PANA) – A Missão Conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD) apelou aos grupos étnicos de Rezeigat e Ma’alia, residentes na conturbada província de Darfur (oeste do Sudão, a darem prova de moderação e controlo a fim de cessar os confrontos entre eles.

Num comunicado publicado segunda-feira em El-Fasher, no norte de Darfur, a MINUAD exortou as duas comunidades a demonstrarem moderação recorrendo a negociações com vista a porem termo aos litígios que as opõem.

A força híbrida saudou o desdobramento suplementar de tropas para servir de tampão entre as duas comunidades beligerantes.

Exortou ainda o Governo sudanês a intensificar os seus esforços a fim de impedir um novo derramamento de sangue entre as duas partes em conflito, aludindo a um recente confronto entre as duas comunidades que fez 80 mortos em ambos as partes, maioritariamente homens.

Segundo observadores, os conflitos interétnicos mataram muito mais pessoas em Darfur do que a rebelião armada e causou o deslocamento da população.

Apesar de esforços de mediação envidados para as aproximar, as duas comunidades estão em conflito armado há muito tempo, relativamente a zonas de pasto e ao roubo de gado, com consequentes centenas de mortos em ambos os lados.

A última conferência de mediação foi realizada em março de 2015 em Merowe, a 350 quilómetros ao norte de Cartum, a capital sudanesa, sob a égide do Vice-Presidente sudanês, Bakre Hassan Salih.

-0- PANA MO/AR/BAD/TBM/SOC/FK/DD 12maio2015