Agência Panafricana de Notícias

Missão exploratória da UE esperada na Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Uma missão da União Europeia (UE) deslocar-se-á proximamente à Líbia para avaliar a possibilidade de desdobrar uma equipa de observadores eleitorais neste país a fim de acompanhar o desenrolamento de eleições gerais previstas para junho próximo, soube-se de fonte oficial em Bruxelas.

Segundo o diretor-adjunto no Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), David Geer, "a UE deseja ajudar as autoridades líbias a prepararem estas eleições, as primeiras da era pós-Kadafi".

"Na fase atual de preparação das eleições, há falhas graves, no tocante à distribuição de boletins de voto, à composição das listas eleitorais, ao registo de candidatos, a que se junta a exclusão total das mulheres deste processo", lamentou Geer quinta-feira numa declaração à imprensa em Bruxelas.

O regime ditatorial de Muamar Kadafi, que dirigia a Líbia desde 1969, sem partilha, foi derrubado a 23 de agosto de 2011 pelos rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT) que está a coordenar a transição.

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/DD 13abril2012