Agência Panafricana de Notícias

Missão europeia prepara formação do Exército maliano

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Missão Europeia de Formação e Aconselhamento das Forças Armadas Malianas (EUTM) vai iniciar as suas atividades na primeira semana de abril próximo, segundo um comunicado divulgado quarta-feira em Dublin (Irlanda), no termo de uma reunião do Conselho de Ministros da Defesa da União Europeia (UE).

A proteção do campo de formação de Koulikoro, no Mali, será assegurada por 150 soldados fornecidos por França, Espanha e República tcheca, indica o comunicado.

O calendário do desdobramento efetivo da missão de treinamento continua sem mudança, prevendo-se o desdobramento, no campo de Koulikoro, de 450 soldados instrutores europeus dos quais 70 já se encontram em Bamako, capital.

Para completar a missão de formação, deve ainda encontrar-se o país que vai fornecer dois helicópteros para o apoio médico da EUTM, refere o documento.

A UE decidiu formar, o mais rápido possível, dois batalhões de dois mil 600 homens do Exército maliano, num espaço de 15 meses, ao custo de 12 milhões de euros.

-0- PANA AK/TBM/IBA/CJB/IZ 14fev2013