Trípoli, Líbia (PANA) - Os Estados-membros decidiram prorrogar, até julho de 2021, o mandato da Missão de Assistência da União Europeia para uma Gestão Integrada de Fronteiras na Líbia (EUBAM, Líbia), anunciou a Missão.
Num tweet publicado esta quinta-feira, a Missão indica que ela “está determinada a apoiar a estabilidade dos setores da segurança e da justiça na Líbia, bem como a segurança e a gestão das fronteiras”, notando que “a perseverança durante o período do coronavírus também se inscreve no quadro da proteção dos direitos humanos e defesa da segurança das mulheres”.
A Missão Europeia de Assistência Integrada está sediada na capital, Tripoli, e o seu chefe é o diplomata italiano Vincenzo Tagliaveri, mas, devido à situação no país, ela continua a trabalhar até agora, a partir da Tunísia.
De acordo com a União Europeia, a iniciativa EUBAM-Líbia responde ao pedido das autoridades líbias e faz parte da iniciativa global da UE para apoiar a transição para uma Líbia democrática, estável e próspera.
A Missão de caráter civil coopera estreitamente com a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e contribui para esta.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 03julho2020