Brazzaville, Congo (PANA) – Uma missão dos peritos do Fundo Monetário Internacional (FMI) liderada por Alex Segura chegou ao Congo, para avaliar com os responsáveis do Ministério das Finanças os progressos feitos na aplicação do acordo de facilidade alargada de créditos concluídos com este país da África Central, a 11 de julho último.
"Depois de dois meses de assinatura do acordo, procedemos a uma missão técnica preparatória para a revisão do programa que terá lugar no mês de outubro-dezembro.
"Nessa ocasião discutimos com o ministro das Finanças sobre as previsões de crescimento, a execução do orçamento do Estado e a possibilidade de reforçar o sistema de cobrança destas receitas fora do petróleo, para poder gerar os recursos orçamentais com vista a apoiar as despesas prioritárias do Estado”, declarou o chefe da missão do FMI.
Sobre o indicador financeiro do país, Alex Segura revelou que a situação económica do Congo continua bastante difícil, mas que, graças à instauração deste programa, começa a estabilizar-se.
"Depois de três anos de recessão, há primeiros sinais de melhoria e de recuperação. Pensamos que com a aplicação do programa económico do Governo, incluindo o plano de apuramento dos atrasos internos, e na medida em que o Governo começa a aumentar as despesas sociais, a situação económica vai conhecer uma melhoria”, indicou.
-0- PANA MB/TBM/MAR/IZ 18set2019