Agência Panafricana de Notícias

Missão de observação da UE impressionada com afluência de eleitores no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – O chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE/UE) no Senegal, Thijs Berman, declarou-se impressionado pela grande afluência dos eleitores diante das assembleias de voto durante o início do escrutínio presidencial domingo de manhã.

« É comovente constatar esta grande afluência dos cidadãos diante das assembleias de voto», disse Berman, membro do Parlamento Europeu, durante uma conferência de imprensa depois de visitar algumas assembleias de voto de Dakar.

Ele acrescentou que em França e nos Países Baixos, que são velhas democracias, « as pessoas não têm este fervor».

« O Senegal é um país de contrastes entre os atos e as palavras », afirmou o responsável europeu, acrescentando que as operações de voto contrastam com a subida da tensão que foi prevista por alguns observadores da sociedade civil senegalesa.

« É verdade que o voto iniciou tardiamente em várias assembleias de voto, mas há um atraso enorme entre a realidade e as preocupações », disse o chefe da MOE/UE depois de lamentar as mortes registados durante a campanha eleitoral.

« Veremos o que vai acontecer durante todo o dia para analisar a qualidade do processo eleitoral. Não precisamos de estar em toda parte para ter uma imagem exata de todo o escrutínio”, defendeu o deputado europeu, antes de concluir que a MOE/UE, que integra 90 observadores desdobrados em todo o país, vai divulgar terça-feira o seu primeiro relatório de observação do escrutínio presidencial.

Catorze candidatos estão em competição para as eleições presidenciais no Senegal, dos quais o chefe de Estado cessante, Abdoulaye Wade, cuja candidatura para uma terceiro mandato é constestada pela oposição e pela sociedade civil.

-0- PANA COU/TBM/IBA/FK/TON 26fev2012