Agência Panafricana de Notícias

Missão de avaliação do Banco Mundial no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Uma missão de avaliação do Banco Mundial (BM) encontra-se momento no Mali, país privado da ajuda de vários parceiros financeiros e técnidos desde o golpe de Estado de 22 de março último ocorrido neste território, soube a PANA de fonte oficial.

A missão ds membros desta missão de "alto nível", recebidos em audiência terça-feira pelo primeiro-ministro maliano, Cheick Modibo Diarra, consiste em avaliar os progressos em relação à restauração da ordem constitucional depois da intentona, de acordo com a fonte.

Eles vão igualmente manter encontros com todos os atores políticos e os da sociedade civil bem como com instituições constitucionais.

"A cooperação continua suspensa. Mas no termo desta missão de avaliação, o Banco Mundial vai decidir se restabelece ou não as suas operações no Mali", indiccou o diretor das Operações da referida instituição para o Mali, Ousmane Diagana.

Por sua vez, o ministro maliano da Economia, Finanças e Orçamento, Tiéna Coulibaly, revelou que o impacto desta suspensão causou uma perda de "mais de 600 biliões de FCFA (mais de 30 milhões de dólares americanos) na economia maliana".

Porém, ele sublinhou ao mesmo tempo que todos os 600 biliões (de FCFA) ainda não se perderam para a economia maliana, pois, disse, "com o regresso à normalização, há grandes oportunidades para que alguns projetos possam retomar".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está ao ponto de enviar também uma missão similar ao Mali nos próximos dias com vista à "retomada da cooperação económica", indica.-se.

-0- PANA GT/TBM/SOC/CJB