Bamako, Mali (PANA) - Uma missão do Conselho de Segurança das Nações Unidas é esperada em Bamako sábado para uma visita oficial de dois dias ao Mali, anunciou a Missão Permanente do Mali (MPM), em Nova Iorque.
Num comunicado, a MPM explica que o principal objetivo dessa visita é avaliar a situação política, de segurança, humanitária, de direitos humanos e de desenvolvimento, no país.
Os visitantes vão também avaliar o calendário para a Transição e o estado de implementação das medidas prioritárias do Acordo de Paz e Reconciliação resultante do Processo de Argel, acrescenta a fonte.
Para o efeito, a missão do Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se com as autoridades de Transição, o pessoal da Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), as várias partes envolvidas na implementação do Acordo de Paz e Reconciliação bem como outros atores nacionais e internacionais na crise do Mali, afirma o comunicado.
“Essa missão faz parte das consultas regulares entre o Governo do Mali e a ONU, desde a adoção, em 2013, da resolução 2100 (2013) do Conselho de Segurança que cria a MINUSMA, recorda a Missão Permanente do Mali na sede da ONU.
O Conselho de Segurança está investido pela Carta das Nações Unidas da responsabilidade principal de manter a paz e a segurança internacionais.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/IZ 22out2022