Agência Panafricana de Notícias

Missão das Nações Unidas no Congo adverte rebeldes de M23 no leste da RDC

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - A Missão de Estabilização das Nações Unidas no Congo (MONUSCO) exprimiu a sua profunda preocupação face aos violentos combates que eclodiram domingo na zona de Mutaho, a cerca de oito quilómetros no noroeste de Goma, na República Democrática do Congo RDC), advertindo que qualquer tentativa do grupo rebelde M23 de avançar para a cidade seria considerada como uma ameaça direta para os civis.

A MONUSCO precisa num comunicado que os combates seguiram-se a um ataque dos membros do M23 contra uma posição das Forças Armadas da RDC.

"O ataque ocorreu depois que o M23 reforçou as suas posições em redor de Kibati, perto de Mutaho, no início de dia, com artilharia pesada e um carro blindado", indica o comunicado, que convida à retenção para evitar uma escalada da situação.

"Exorto todo o mundo a respeitar o Acordo-Quadro de Cooperação, Paz e Segurança e avançar o processo político para a instauração da paz", declarou Moustapha Soumaré, representante especial interino do Secretário-Geral da ONU na RDC.

Instou igualmente todos os signatários do Acordo a exercer a sua influência para evitar uma escalada da situação", acrescentou.

Para além disso, a MONUSCO colocou as suas tropas em estado de alerta máxima para tomar qualquer medida necessária, nomeadamente, a utilização da força para proteger os civis.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 15julho2013