Agência Panafricana de Notícias

Missão das Nações Unidas anuncia neutralização de chefe rebelde no nordeste da RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Todas as disposições estão a ser tomadas para neutralizar definitivamente Cobra Matata, chefe da milícia da Força de Resistência Patriótica do Ituri (FRPI) , que cria a insegurança em Ituri, na província Oriental (nordeste da RD Congo), declarou, quarta-feira o tenente-coronel Félix Prosper Basse, porta-voz militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO).

"Há quase um mês, as exações perpetradas contra as populações civis nesta parte do território nacional são inaceitáveis"' afirmou o tenente-coronel Basse.

Estas exações, precisou, resumem-se essencialmente em violações perpetradas de maneira regular, matanças e pilhagens, entre outros atos.

"Cada vez que uma pressão é exercida contra um grupo armado, o modus operandi é exprimir a intenção na rendição que as vezes nunca se materializa", indicou, acrescentando que é tempo de se acabar com isso.

Cobra Matata decidiu encontrar-se com os notáveis da região para discutir sobre as condições da sua rendição. Com efeito, pediu amnistia para ele e todas as milícias do Ituri, por parte do chefe de Estado para reintegrar « definitivamente » as forças armadas da RD Congo (FARDC).

Antigo oficial do Exército congolês passado para a rebelião, Cobra Matata reclama igualmente pelo reconhecimento dos graus militares dos seus homens.

-0- PANA KON/IS/MAR/IZ 25set2014