Agência Panafricana de Notícias

Missão da ONU no Sudão do Sul destrói armas apreendidas em campos de deslocados

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (MINUSS) destruiu uma vasta gama de armas mortais confiscadas a deslocados internos residentes em zonas de proteção de civis a fim de desanuviar as tensões no país.

Num comunicado transmitido terça-feira à PANA, em Nova Iorque, a MINUSS declara ter destruído 25 armas de fogo das quais vários AK-47 e centenas de facas, catanas e outras armas similares graças a uma máquina que os "reduz a pedaços inutilizáveis".

A Missão indica que as armas foram recuperadas em campos de deslocados internos em Juba, a capital do Sudão do Sul, e foram destruídas em público na base da MINUSS, em Tomping, e na presença de diplomatas estrangeiros e de membros da imprensa.

"Para tranquilizar todas as partes interessadas que as armas e as munições nunca serão utilizadas para cometer atos de violência, incluindo as violações dos direitos humanos, a MINUSS decidiu destrui-las em publico e estas medidas vão manter o caráter civil das zonas de proteção da MINUSS", sublinhou a responsável da missão onusina, Ellen Margrethe Loj.

-0- PANA AA/AR/ASA/TBM/SOC/FK/Z 10dez2014