Missão da ONU na RDC pede calma face às manifestações violentas
Kinshasa, RD Congo (PANA) – A chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), Leila Zerrougui, reuniu-se com as autoridades nacionais, na sequência de um ataque perpetrado segunda-feira contra a sua sede, em Beni, que danificou gravemente as instalações.
Uma multidão furiosa incendiou as instalações das Nações Unidas e a Câmara Municipal desta cidade do leste do país para protestar contra a incapacidade das tropas governamentais e dos Capacetes Azuis de impedir um ataque mortífero cometido no fim de semana passado pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF), um grupo rebelde, segundo a imprensa local.
Segundo um comunicado das Nações Unidas, enquanto as manifestações continuavam, o pessoal da MONUSCO foi redesdobrado para outras zonas mais seguras.
Leila Zerrougui participou numa reunião do Conselho Nacional de Segurança presidida pelo Presidente da República Democrática do Congo (RDC), declarou aos jornalistas em Nova Iorque, Stephane Dujarric, porta-voz da ONU.
A Missão trabalhará estreitamente com as autoridades para encontrar juntos soluções para o povo de Beni, afirmou Dujarric.
A MONUSCO está igualmente preocupada com a difusão de informações falsas mas também com os apelos para a violência nas redes sociais.
Dujarric disse que a Missão apelou aos líderes políticos, religiosos e à imprensa para apoiar o regresso à calma, “que é necessária ao mesmo tempo para combater a ADF e para continuar a riposta ao vírus de Ébola”.
Beni representa uma base importante para os esforços das Nações Unidas e do Governo da RDC para lutar contra a epidemia do vírus de Ébola, prevalecente há mais de um ano na província leste do país, e que fez quase três mil mortos desde agosto de 2018.
Quase 16 mil Capacetes Azuis trabalham por conta da MONUSCO.
Um grupo de 557 Capacetes Azuis oriundos do Malawi estão em Beni, bem como uma unidade da Polícia com 150 elementos provenientes da Índia, enquanto 150 Capacetes Azuis tanzanianos estão posicionados no aeroporto.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 26nov2019