Agência Panafricana de Notícias

Missão da ONU lança operação "Estrada Aberta" na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) lançou esta terça-feira na região das Savanas, no norte do país, uma operação designada "Estrada Aberta", uma manobra militar destinada a garantir a liderdade de movimento ao longo do eixo norte-sul da Côte d'Ivoire até ao vizinho Burkina Faso, indica um comunicado da missão onusina.
"Esta operação tem um carácter dissuasivo não direccionado e não agressivo, com o objectivo de tranquilizar as populações locais e os trabalhadores internacionais na execução das suas tarefas diárias em paz", sublinhou o chefe das Operações da ONUCI, coronel Patrick Chanliau.
Segundo ele, outro objectivo da operação é mostrar as capacidades de determinação da Força onusina de manter abertos, e em todas circunstâncias, os eixos de comunicação de primeira importância no país.
Cinco batalhões desdobrados nos diferentes sectores estarão envolvidos na operação que vai durar cerca de uma semana.
Ela mobilizará consideráveis meios terrestres e aéreos, bem como uma unidade de infantaria e engenhos motorizados e mecanizados, precisa a nota da ONUCI.
Operações militares deste género foram organizadas pela ONUCI no oeste da Côte d'Ivoire, nomeadamente em Bangolo e em Logoualé, de 6 a 9 de Setembro último.