Agência Panafricana de Notícias

Missão da ONU condena criação de administração paralela na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Missão da ONU para a estabilização da RD Congo (MONUSCO) condenou a criação de uma administração paralela nos territórios ocupados pelo movimento M23, declarou o porta-voz militar da MONUSCO, tenente-coronel Félix Prosper Basse, durante um briefing semanal.

Segundo Basse, a situação é relativamente calma na linha da frente. A brigada da MONUSCO no Kivu-Norte intensificou as suas patrulhas no território de Rutshuru, para dissuadir a expansão das atividades do M23 para outras regiões «ameaçadas» e garantir a segurança das populações locais.

As tropas da força onusina estão igualmente desdobradas em Goma para impedir qualquer incursão dos elementos rebeldes.

Elas mantêm uma presença vigorosa nas regiões afetadas com o objetivo de tranquilizar as populações civis e proibir qualquer tentação dos grupos armados suscetíveis de ameaçar a segurança.

Por outro lado, um grande número de elementos armados do M23, incluindo duas crianças soldados, do grupo Mai Mai, das Forças de Defesa Nacional (FDN), das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR) e da Aliânça dos patriotas para um Congo Livre e Soberano (APCLS), visitaram os postos operacionais da força da MONUSCO de Rugari, Katale e Masisi, bem como das FARDC.

-0- PANA KON/AAS/SOC/CJB/IZ 22ago2012