Cotonou, Benin (PANA) - Uma missão de observação eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) está no Benin no âmbito das eleições presidenciais marcadas para 11 de abril, neste país.
Chegados terça-feira a Cotonou, os 10 peritos, membros da delegação da Missão de Observação Eleitoral de longa duração da CEDEAO vão passar 25 dias, no país, e serão desdobrados em todo o território.
Estes 10 observadores, especialistas em segurança, género, operações eleitorais, direito constitucional e comunicação, têm por missão cobrir as fases pré-eleitoral, eleitoral e pós-eleitoral das eleições presidenciais no Benin.
Durante a sua estada, eles vão encontrar-se com os atores envolvidos no processo eleitoral; membros do Governo, do Tribunal Constitucional, da Comissão Nacional Eleitoral Autónoma (CENA), da Alta Autoridade para o Audiovisual e Comunicação (HAAC), os atores da imprensa, bem como os da sociedade civil.
Deverão igualmente enviar relatórios regulares às autoridades da CEDEAO sobre a situação do processo eleitoral e preparar a chegada do chefe da Missão de Observação Eleitoral e dos observadores de curto prazo.
No total, 90 observadores da CEDEAO são aguardados para as eleições presidenciais de 11 de abril, no Benin.
-0- PANA IT/IS/MAR/IZ 26março2021