Missão da CEDEAO aguardada no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Uma missão da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) liderada pelo ex-Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, medianeiro na crise maliana, era esperada quinta-feira em Bamako, soube a PANA de fonte oficial.
A visita terá sido a segunda do género desde que a CEDEAO infligiu pesadas sanções ao Mali durante uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado, a 09 de janeiro último em Accra, no Gana, de acordo com a fonte.
Presidente da Nigéria de 2010 a 2015, Goodluck Jonathan tentará encontrar uma data e um cronograma consensuais para as eleições gerais, a fim de se pôr termo à transição política no país, posterior a um golpe de Estado militar ocorrido a 18 de agosto de 2020 contra o então Presidente da República, Ibrahim Boubacar Kéita, pouco depois.
O Mali, sujeito a sanções da CEDEAO, está em negociações com parceiros, nomeadamente a organização sub-regional e a União Africana (UA), para encontrar uma solução definitiva para a crise.
Um braço-de-ferro entre as autoridades malianas e os líderes da CEDEAO deveu-se a um prazo de cinco anos proposto pela junta militar no poder, em conformidade com recomendações das sessões nacionais de refundação organizadas de 27 a 30 dezembro de 2021 na capital maliana e que fixaram um cronograma de seis meses a cinco anos.
As autoridades malianas, que julgam impossível organizar eleições na data inicial de 27 de fevereiro último, devido à insegurança no país, acabaram por apresentar à organização sub-regional um cronograma de quatro anos rejeitado de novo por esta ultima.
-0- PANA GT/SOC/FK/DD 17março2022