Bamako, Mali (NAPA) - Uma missão conjunta de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia (UE) estava esperada quarta-feira em Bamako para uma visita de três dias ao Mali, anunciou a Missão Multidimensional integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (UNMISMA).
Chefiam-na Jean-Pierre Lacroix, sub-secretário-geral da ONU para Operações de Manutenção da Paz, Pedro Serrano, secretário-geral adjunto do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE).
Segundo a mesma fonte, as duas personalidades trocarão impressões com autoridades malianas e outros parceiros importantes, a fim de melhorarem o apoio da ONU e da UE a fim de se acelerar a implementação do Acordo de Paz e de Reconciliação no Mali.
A troca visa igualmente restaurar a autoridade do Estado no norte e no centro do Mali, alvos de jihadistas (islamitas) e palcos de conflitos intercomunitários.
A delegação reunir-se-á com autoridades malianas ao mais alto nível, grupos armados signatários do acordo de paz, atores políticos de todos quadrantes, a sociedade civil, grupos de mulheres e parceiros internacionais, indicou a mesma fonte, acrescentando que esta missão conjunta reforçará a parceria entre as duas organizações no Mali.
-0- PANA GT/DIM/DD 19junho2019