Agência Panafricana de Notícias

Ministros francês dos Negócios Estrangeiros esperado no Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- O ministro francês dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Bernard Kouchner, é aguardado sábado em Brazzaville, a capital congolesa, no quadro duma digressão que já o levou ao Ruanda e à República Democrática do Congo (RDC).
O chefe da diplomacia congolesa deverá efectuar uma visita de algumas horas à capital congolesa antes de se deslocar ao Burkina Faso.
Kouchner vai abordar com as autoridades de Brazzaville a situação das populações deslocadas da RD Congo, bem como questões ligadas à Cimeira de Copenhaga (Dinamarca) sobre a Mudança Climática, nomeadamente a protecção dos ecossistemas florestais da Bacia do Congo.
Segundo pulmão verde planetário depois da Amazónia, a Bacia do Congo foi poupada da dizimação comparativamente às florestas amazónicas e asiáticas.
França apoia as acções dos Estados da África Central ao consagrar mais de 140 milhões de euros desde 2002 para a preservação das florestas da Bacia do Congo.
Ela organizou a 16 de Dezembro último em Paris uma Cimeira dos Chefes de Estado dos países membros da Comissão das Florestas da África Central (COMIFAC).
Na capital congolesa, Kouchner será recebido em audiência pelo Presidente da República, Denis Sassou Nguesso, pelo seu homólogo congolês, Basile Ikouébé, e por outros membros do Governo.