Ministros do Tchad e Mali passam Ano Novo com tropas em Tessalit
Bamako, Mali (PANA) - Os ministros chadiano e maliano da Defesa, os generais Mahamat Abali Salah Alit e Ibrahim Dahirou Dembélé, respetivamente, passaram o Ano Novo ao lado das tropas tchadianas em Tessalit, no norte do Mali, num gesto calorosamente saudado pelos militares destacados nesta "operação de defesa do Mali e de África", noticiou a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
O tenente-general Mahamat Abali Salah Alit foi portador de uma mensagem do chefe supremo das Forças Armadas do Tchad, o Presidente Idriss Deby Itno.
Nesta missiva, o chefe de Estado tchadiano convida e encoraja os seus homens "para a defesa de África contra o terrorismo", segundo a Direção de Informação e Relações Externas das Forças Armadas do Mali citada pela AMAP.
O ministro da Defesa e dos Antigos Veteranos do Mali apresentou os cumprimentos fim de ano do chefe supremo das Forças Armadas, do Governo e do povo malianos aos soldados de Tessalit, antes de lhes desejar um feliz ano novo, em 2020.
O general prometeu-lhes o "apoio total e indefetível" do povo na luta contra o terrorismo e observou um momento de compaixão em memória dos homens tombados no campo de honra.
O contingente tchadiano da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), com várias centenas de soldados, contribuiu em grande parte, desde 2013, para a luta contra o terrorismo no Mali, nomeadamente na região de Kidal, no extremo norte do país, que é considerado o epicentro da insegurança no norte do Mali.
-0- PANA GT/IS/DIM/IZ 03jan2020