Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – Uma reunião de ministros das Finanças e de governadores dos bancos centrais dos Estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decorreu segunda-feira em Abidjan, sobre a adoção da moeda única, soube a PANA de fonte oficial.
Esta sessão de reflexão abrangeu o programa da moeda única da sub-região e questões estratégicas, que deverão permitir acelerar o processo de integração monetária para culminar, em 2020, na aplicação da moeda única, de acordo com a fonte.
Segundo, Jean Claude Kassi Brou, presidente da Comissão da CEDEAO, este fórum marca uma viragem importante no processo conducente à realização duma das mais importantes obras lançadas pelos pais fundadores da CEDEAO.
Um relatório final do grupo de trabalho instaurado pelo comité ministerial foi projetado no sentido de se escolher um regime de mudança para a futura moeda e o modelo de banco central de que a CEDEAO se deverá dotar.
Além disso, o nome e o simbolo da futura moeda estavam entre as preocupações levantadas pelos participantes.
Os resultados dos trabalhos desta reunião são esperados pelos chefes de Estado da CEDEAO na sua próxima sessão ordinária agendada a 29 de junho corrente em Abuja, na Nigéria.
-0- PANA JU/BEH/MAR/DD 18junho2019