Ministros da Saúde africanos elegem novo diretor da OMS para África
Dakar, Senegal (PANA) - A 69ª sessão do Comité Regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS) terá lugar, de 19 a 23 de agosto corrente, em Brazzaville, capital do Congo, para entre outros assuntos eleger um novo diretor-geral da instituição, cargo atualmente assumido por Matshidiso Moeti, indica um comunicado transmitido à PANA, terça-feira.
Estarão presentes na reunião mais de 400 participantes, incluindo ministros da saúde de 47 países africanos, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, representantes das agências da ONU, da sociedade civil, de organizações bilaterais e multilaterais e outros parceiros de desenvolvimento.
O comité regional é o órgão de tomada de decisão da OMS na região e reúne-se uma vez por ano para analisar e aprovar políticas, atividades e planos financeiros regionais para melhorar a saúde da população, diz o comunicado.
Os ministros analisarão, nomeadamente, o relatório da diretora-geral sobre a implementação do programa destinado a melhorar a saúde e o bem-estar da população africana, bem como uma nova estratégia regional de vigilância e luta integradas contra as doenças.
"Como cada um dos 47 países da região enfrenta ameaças à segurança da saúde que têm um alto custo humano e económico, há necessidade de desenvolver uma nova estratégia que leve em conta as lições aprendidas, dados atuais e inovações para facilitar o alcance da cobertura universal de saúde e o terceiro objetivo do desenvolvimento sustentável", diz o comunicado.
De acordo com a OMS, se for aprovada e implementada, esta nova estratégia irá melhorar a deteção precoce e a notificação de doenças e surtos prioritários, o que permitirá uma resposta eficaz e reforçará a capacidade dos países para se prepararem e responderem às emergências sanitárias a todos os níveis.
-0- PANA AAS/TBM/CJB/IZ 14ago2019