Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Noureddine Erray, foi demitido sexta-feira ao renunciar ao cargo de primeiro-ministro tunisino, Elyes Fakhfakh, após consultas com o chefe do Estado, Kais Saeid.
A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Salma Ennaifer, foi encarregada de agir interinamente, de acordo com uma declaração emitida pelo gabinete do primeiro- ministro.
Segundo várias fontes informadas, a principal razão para a exoneração de Erray está ligada à "falta de coesão" na gestão de certas questões diplomáticas, incluindo a crise líbia.
Noureddine Erray é o segundo ministro dos Negócios Estrangeiros a ser demitido desde a chegada de Kais Saeid ao poder ,e o sétimo ministro demitido pelo primeiro-ministro Fakhfakh, segundo estas fontes.
O antecessor de Erray, Khemais Jhinaoui, foi demitido a 29 de outubro de 2019, e alguns dias após a sua partida, uma autoridade governamental foi encarregue de levar a cabo um controlo administrativo e financeiro minucioso do Ministério, refere-se.
Sob a direção de Jhinaoui, a visita de uma delegação de jovens tunisinos a Israel para participar num simpósio de jovens mediterrânicos, financiado pela União Europeia, também suscitou um onda de protestos no país, indica-se.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 25julho2020